26 de julho de 2017

Resenha: 3%

Semana de recesso + Netflixa melhor combinação! Eu sempre fico muito indeciso quando vou escolher algo pra assistir, porque o catálogo tem uma infinidade de títulos. Dessa vez eu fiz uma ótima escolha e vim contar pra vocês o que eu achei sobre 3%.


Sinopse:
Em um futuro pós-apocalíptico não muito distante, o planeta é um lugar devastado. O Continente é uma região do Brasil miserável, decadente e escassa de recursos. Aos 20 anos de idade, todo cidadão recebe a chance de passar pelo Processo, uma rigorosa seleção de provas físicas, morais e psicológicas que oferece a chance de ascender ao Maralto, uma região onde tudo é abundante e as oportunidades de vida são extensas. Entretanto, somente 3% dos inscritos chegarão até lá. 

Opinião:
3% coloca em cheque todas as convicções dos personagens a partir do momento em que é preciso deixá-las de lado para se manter no Processo. A série retrata a vida em "dois mundos": um completamente miserável (o Continente) que comporta a maioria da população e outro totalmente abundante (o Maralto) que oferece a vida perfeita para 3%.

Quando completa 20 anos, todo cidadão tem uma única chance de adentrar ao Processo e integrar o grupo restrito. Provas psicológicas e físicas são colocadas a todo momento para testar os pontos fracos e fortes dos participantes, o que deixa a história muito mais emocionante já que tudo pode acontecer. As etapas, no início, são muito leves e vão ficando cada vez mais agressivas e desafiadoras, tudo isto para que realmente resistam apenas os 3% que têm mais mérito para ascender-se.
Resultado de imagem para 3%

Os ideais que motivam a maioria dos participantes é a busca por uma vida melhor, manter a tradição da família de serem aprovados ou até se infiltrarem para destruir a barreira que divide os dois mundos. Para isso eles fraudam, corrompem, vão contra seus ideias. Estas e outras motivações vão sendo apontadas no desenrolar dos capítulos.

É impossível não se envolver e se sentir um dos candidatos. Eu fui assistindo e me questionando se eu mesmo teria coragem de fazer o que eles fizeram, e acho que uma reflexão muito válida após assistir a série é: o que você faria pelo seu maior sonho?

Esta é a primeira série brasileira produzida pela Netflix. São 8 episódios de mais ou menos 50 minutos que não deixam a desejar na maioria do tempo. Eu a iniciei numa noite e terminei na manhã seguinte, então dá pra assistir tudo bem rápido (é praticamente obrigatório maratonar, a gente se prende muito!)


"Você é o criador do seu próprio mérito"
E você? O que acha de tudo isso?

Nota:

Nenhum comentário:

Postar um comentário