14 de novembro de 2015

Você exerce seu papel de ser humano?

Hoje é dia 14 de novembro, sábado.
Fiquei uma parte do meu dia acessando o facebook, ao mesmo tempo que checava as minhas outras redes sociais, como tenho o costume de fazer. Com certeza você já deve saber de quais publicações eram maioria no feed de todos meus aplicativos: as tragédias que estão acontecendo no mundo.

Vou começar esse texto mostrando pra você a definição da palavra "tragédia", visto que ela parece ter sido diferentemente interpretada nessa semana. Tragédia significa "Mau fado; desgraça, infortúnio. Algo trágico que acontece na vida de alguém ou algo."

Pois bem, então TRAGÉDIA é aquilo que ocorre em qualquer lugar do planeta, com qualquer pessoa, com qualquer animal, em qualquer cidade, em qualquer país. É algo que destrói.

Muitas verdadeiras tragédias vieram à tona em nossos noticiários: uma das barragens de Rejeito Minerário da cidade de Mariana (MG) já estava tendo problemas em sua estrutura, quando cedeu. A cidade - e outras que foram afetadas - se viram cobertas por uma lama que destruiu casas, e o mais triste: destruiu vidas. Foram pessoas mortas, biomas sendo extintos e animais pelo mesmo caminho.

Paris, na França, sofreu um ataque terrorista que tirou a vida de dezenas de moradores inocentes, em tiroteios e explosões de pura crueldade e frieza.

Essas e outras tragédias foram noticiadas em todo o mundo, e todas elas trouxeram muita comoção por uma grande parte dos internautas e os cidadãos.


Esse texto surgiu porque eu li coisas totalmente TERRÍVEIS sobre essas fatalidades que ocorreram nesses últimos dias. Nasci e moro em Minas Gerais, e, apesar de não ser parisiense e morar em Paris, acredito que devemos não só olhar para o que está do nosso lado. Devemos pensar que Países diferentes do nosso, estão sendo destruídos.

Aí tem gente que usa a lógica "Nossa, mas você mora aí do lado da cidade de Mariana (que foi a principal atingida) então você tem a obrigação de se comover apenas com essa tragédia, ué! Paris tá longe de você. Pensa nas pessoas que estão mais próximas." ERRADO!

Para Paris e qualquer outro lugar do PLANETA TERRA, eu, infelizmente, só posso me comover e colocar uma foto de perfil com as cores da bandeira de lá. Para as cidades que estão à meu alcance, eu posso doar um alimento, uma garrafa de água mineral, aquela blusa que já não uso mais, dentre outras coisas.

Agora eu pergunto pra você: será que essas mesmas pessoas que estão nas redes sociais reclamando das nossas fotos com as cores da bandeira da França, pensaram em doar uma garrafa de água mineral, que seja, para a tragédia em Mariana?

Será?

Essas são as pessoas que sempre vão estar comentando nossas publicações só pra deixar uma fala patriota. Mas para eles, eu tenho apenas um recado: vocês se mobilizam quando alguém é discriminado por sua raça ou sua sexualidade? Você, pelo menos, já deu uma prata de dez centavos para aquele morador de rua que está passando fome?

O que eu quero dizer com esse texto é que, TRAGÉDIAS acontecem à todos os minutos, em todos os locais possíveis. E aí? Você só se mobiliza quando o noticiário exibe ou rebate aquela opinião preconceituosa que escuta no meio da rua?

E, pra encerrar, vai ter foto de mobilização SIM!

4 comentários:

  1. Amei o Blog e o Post também, parabéns ! Sou Blogueiro iniciante e lhe convido para conhecer meu Blog !
    http://www.estilodemenino.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que gostou! :D
      Vou passar lá sim!

      Volte sempre!

      Excluir
  2. Oi, Diogo! Tudo bem? Nossa, te devo muuuuitas visitas :)
    Desculpe a demora. A vida não tem sido fácil.
    Eu acredito que devemos ser solidários com as pessoas independentemente de nacionalidade. Franceses ou brasileiros, somos uma coisa só: seres humanos. O minimo que podemos dedicar ao próximo é solidariedade e apoio. Se isso acabar, aí sim esse mundão estará perdido.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hida!
      Acho que tô te devendo algumas visitas também, hehehe!
      Seu pensamento é idêntico ao meu!

      Beijos e volte sempre!

      Excluir